Carro conceito virou Monoposto de corrida no Assetto Corsa

Ilustração 3D do Raptor R1

Para quem teve o interesse em acompanhar meu projeto R1, em setembro de 2018 eu finalizei as ilustrações em 3D e publiquei uma conclusão com alguns detalhes do conceito, aqui no site.

Links anteriores:

1ª Parte – Monoposto com motor de moto Yamaha R1

2ª Parte – Monoposto R1, em fase final

3ª Parte – Conceito do Monoposto Yamaha R1 Finalizado

Como surgiu a ideia

Além de designer sou piloto virtual em corridas promovidas por ligas de automobilismo virtual, aqui no Brasil e fora também. Isso sempre me alimentou o interesse por aprofundar conhecimento nessa área, especialmente na criação e produção de carros para essas corridas. Já havia flertado com algo semelhante quando fiz pinturas personalizadas para alguns modelos, que inclusive podem ser vistos aqui no site. Outro fato é que uma oportunidade de trabalho em uma empresa Suiça, na área de simuladores, surgiu e não pude preencher os requisitos, por não ter a experiência e conhecimentos específicos. Isso acabaou me empulsionando mais ainda.

Como iniciou a criação

Tendo concluído meu projeto R1, resolvi então unir os dois mundos a que me dedico, design em 3D e o automobilismo virtual. Iniciei uma profunda pesquisa em Modding, que é a arte de criar elementos para simuladores e games. Contei com o apoio de alguns colegas fora do Brasil, para obter informações pois, embora exista muita informação disponível sobre o assunto, grande parte do material é disperso e acaba gerando um verdadeiro trabalho de engenharia reversa para se chegar a algum bom resultado. Muitas vezes você se vê perdido e precisando de orientação de pessoas mais experientes.

Trabalho em estágio inicial

Então, a partir de outubro de 2018, aproximatamente, foi dado o pontapé inicial. A ideia era criar o Protótipo R1 para o simulador rFactor (Studio 397) ou para o Automobilista (Studio Reiza) no entanto, foi no Simulador Italiano Assetto Corsa (Kunos Simullazzione) que eu encontrei o melhor caminho, pois parecia se adaptar melhor às minhas ferramentas de criação e por ser mais moderno em alguns aspectos.

Resultados

Passada essa etapa de pesquisa e escolha de plataforma, logo alguns resultados promissores já foram surgindo. Na medida em que eu ia produzindo e testando, novos problemas iam aparecendo para serem solucionados, mas nada que parecesse impossível. Aliás, meu lema durante essa empreitada foi “nada é impossível de se fazer, por mais complexo que pareça ser”. Esse auto estímulo me empurrou por todo o caminho.

Quando pude colocar o primeiro rascunho do carro na pista de teste e ver que aquilo se parecia com um carro, foi quando tive a certeza de que eu seria capaz de ir até o fim.

Vídeo com o primeiro resultado em pista:

Foram 5 meses de trabalho e empenho desde a etapa de pesquisa, para criar um Car Mod totalmente exclusivo, praticamente um protótipo de um concept car. Como resultado final, consegui colocar no carro todas as características que eu havia planejado para ele desde a época de criação da ilustração 3D. Ele é um carro ágil, muito rápido, muito leve, de pilotagem confortável, equilibrado e divertido, no melhor estilo dos carros raíz.

Raptor R1 - Skins Mod Car Assetto Corsa
Assetto Corsa – Car Mod e skins

Conclusão

Esse foi um grande e particular empenho que me exigiu muitas horas de dedicação, as quais não me arrependo de ter “gasto” com coisas que gosto muito de fazer.

Se ainda for possível para mim, gostaria muito de exercer essa mesma atividade só que profissionalmente e devo buscar isso cada vez mais. Enquanto isso não acontecer, continuarei criando coisas novas e aprendendo mais.

VEJA AQUI MAIS DETALHES SOBRE O RAPTOR R1

 

About the author

Designer a mais de 20 anos, atuo na área gráfica na criação de identidade visual e materiais diversos. Para internet, desenvolvo websites em Wordpress, bem como layouts em bootstrap para produção e programação. Em atividade paralela, sou criador de Mod Cars para simulador de automobilismo virtual, o qual também é meu hobby.

Related Posts

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil