1ª Parte – Monoposto com motor de moto Yamaha R1

Certamente alguém vai perguntar por que eu uso meu tempo para fazer isso.

Projetos em 3D e automobilismo são algumas das minhas grandes paixões. Como mencionei na página principal do site, esse é meu exercício para manter a criatividade e o sonho vivos. Mesmo sem um objetivo concreto, nas minhas horas vagas, procuro criar coisas de meu interesse e usar ferramentas para aumentar meu conhecimento de alguma forma.

Para quem tem afinidade com o assunto, este é meu convite para seguir a série de postagens que virá por aí, durante a criação do Monoposto.

Como comecei isso

A ideia de criar um monoposto (carro com um lugar só) surgiu quando assisti alguns vídeos que mostravam kit cars montados com motores de motos, como Yamaha R1 e Hayabusa. Até um Fiat Uno com motor Yamaha R1 já foi montado no Brasil. Achei aquilo incrível, pois eram carros compactos, leves, potentes, com um som de motor incrível e pareciam ter bom desempenho, apesar do baixo torque.

Juntando automobilismo e projetos em 3D, resolvi começar a desenhar algo na linha desses kit cars. Existem revistas gringas incríveis que mostram uma variedade de kit cars enorme. Me entusiasmei e iniciei meus desenhos sobre o motor da moto Yamaha R1.

Motor: Yamaha R1
BAC Mono
Ariel Atom

Por não ser engenheiro mecânico, utilizei apenas meus conhecimentos de projetista mecânico, de ergonomia, de design e alguns conceitos construtivos utilizados em veículos famosos do mesmo segmento,  como o BAC Mono e o Ariel Atom.

Forma criada sobre a função

O projeto foi surgindo tendo o piloto e o motor do carro como base. A ideia sempre foi fazer com que o design final fosse apenas o resultado de uma parte estrutural funcional. No entanto, não queria abrir mão da elegância construtiva na parte mecânica. Quando vi o projeto do Ariel Atom me apaixonei, pois ele tinha o chassi à mostra, com poucas partes cobertas e um desenho extremamente elegante e harmonioso. Achei que deveria fazer algo tão bom quanto ele, mesmo que ficasse coberto por carenagens.

Ergonomia e Motor do R1

Do BAC Mono veio justamente a ideia de ser um chassi carenado. O esportivo britânico tem um design dos mais incríveis que já vi nesses tempos, além de ter sido homologado para uso no trânsito. Isso é incrível!

Minhas ideias e conceitos mecânicos

No meu monoposto (estou chamando de R1), o chassi tubular é coberto por uma carenagem em fibra de carbono, semelhante ao BAC Mono. As dimensões de entre eixos, rodas, pneus e largura são semelhantes às de um Formula Inter, categoria brasileira que me interessei em conhecer melhor.

O motor, colocado na parte central, logo atrás do piloto, usa transmissão por corrente, semelhante à de um Kart. No entanto, entendo que esse tipo de transmissão tem alguns inconvenientes, pois não possuem diferencial para a

Diferencial do UTV

 

distribuição ideal de torque entre as rodas em curvas. Não tenho me concentrado em soluções mecânicas específicas, pois não é minha área exatamente. No entanto, imagino que haja alguma solução de diferencial não bloqueado para ser utilizada. Eu até já vi algumas soluções caseiras pela internet, mas pensei na utilização de algo semelhante ao que se vê nos UTVs, veículos que estão fazendo muito sucesso em Rally.

A parte de suspensão segue algo semelhante ao que é encontrado em carros de performance, como nos já citados acima e até mesmo carros de Formula 1, mas sem muitos detalhamentos: push rod, pull rod, braços sobrepostos.

 

Suspensão
Ergonomia, distribuição de peso e fluxo de ar

A parte ergonômica segue a tendência de algumas categorias, como a própria formula 1. O piloto é colocado na

posição quase deitado, para manter o centro de gravidade o mais baixo possível. No entanto, como não se trata de um carro para corrida e sim Track Day, eliminei o exagero para manter um pouco de conforto. A postura do piloto cria uma curvatura na parte inferior frontal do cockpit e bico elevado, tornando possível produzir uma área de baixa pressão no fluxo aerodinâmico, na parte inferior do veículo. Isso poderia dar uma ajuda no down force do carro.

 

Área de baixa pressão
Ainda em desenvolvimento

Enfim, até aqui apresentei a ideia central do “projeto” e ele vai se desenvolver aos poucos. As ultimas atualizações foram a criação de carenagens na parte superior, parte do assoalho, asas frontais e traseiras.

Nada é muito definitivo, pois é só um conceito, a menos que alguém se proponha a construí-lo. Por hora, vamos seguir sonhando e quem sabe teremos uma versão para SIM Race em algum simulador…

My big ideas!!

Acompanhe as postagens aqui no site e veja o processo de criação do R1.

Valeu, Keep running >>

 

About the author

Designer a mais de 20 anos, atuo na área gráfica na criação de identidade visual e materiais diversos. Para internet, desenvolvo websites em Wordpress, bem como layouts em bootstrap para produção e programação. Em atividade paralela, sou criador de Mod Cars para simulador de automobilismo virtual, o qual também é meu hobby.

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